História

A Sociedade Recreativa Filarmónica Fundação Brasileira ou se preferir o termo familiar Banda Fundação Brasileira, está sediada na freguesia dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, situando-se na ponta oeste desse mesmo concelho, ilha de São Miguel - Açores. Terra de boas gentes, simples e humildes. Foi fundada a 14 de Setembro de 1863, e é assim umas das bandas mais antigas dos Açores, sendo a mais antiga do concelho de Ponta Delgada. Intitulada na sua fundação “Recreio dos Mosteiros”. O seu fundador, Inácio Câmara, emigrou para o Brasil e junto dos seus amigos e conhecidos conseguiu vários donativos, alterando assim o nome, em sinal de gratidão, para “Protecção Brasileira”. Após o regresso do comendador Ângelo José Dias em 1873, já como presidente, alterou-se a designação para “Fundação Brasileira”, a qual se mantém inalterada até aos dias de hoje.